



Os sintetizadores vintage soaram maravilhosamente, os efeitos visuais estavam fabulosos e o João Miguel está que parece um rapaz novo.
da música, sobre a música e para a música
"An 1996 nace l grupo de música tradicional mirandesa Galandun Galundaina, cul oujetibo de recolher, ambestigar i debulgar l património musical, las danças i la lhéngua de las tierras de Miranda. L grupo fai la lhigaçon antre la antigua geraçon de tocadores i la geraçon mais nuoba, mantenendo la cuntinuidade de la rica tradiçon desta region, que stubo quaije para se perder, durante anhos.
Ls einstrumentos usados, copiados de outros mui antigos, que mantenen l sou aspeto i senoridade, son: gaitas de fuolhes mirandesas, fraita pastoril, çanfona, caixa de guerra, conchas de Santiago, castanholas, pandeireta, etc.
A parte de la música anstrumental, l grupo apresenta un repertóiro de música cun bozes, fieles a las melodies tradicionales, anriquecidas cun timbres, ritmos i harmonies capazes de dar eimoçon i, porque nó, algua modernidade." (cit. do site dos Galandum)
"Nos dias 11 e 12 de Abril, acontece!
No cinema Batalha – Porto – o Festival Intercéltico.
Participam o galego Xosé Manuel Budiño e os irlandeses Beoga (ditos cabeças de cartaz).
Mas temos também os portugueses de Miranda do Douro, Galandum Galundaina, e os portugueses da Madeira, Encontros da Eira.
O festival desenrola-se em dois concertos duplos com os grupos portugueses Galandum Galundaina e Encontros da Eira a assegurar a primeira parte dos concertos.
O grupo tradicional «Encontros da Eira», com 11 elementos, é a face mais visível da Associação com o mesmo nome (ACEE), sediada na Camacha, na Madeira, que tem como objectivos globais a investigação, a recolha e preservação e conservação de usos e costumes daquela região autónoma.
Este grupo, que tem já dez anos de carreira, abre o festival, a 11 de Abril.
Os Galandum Galundaina é formado por Paulo Meirinhos, (voz, bombo, gaita de foles galega e percussões tradicionais), Paulo Preto (voz, gaita de foles mirandesa, sanfona e flautas), Manuel Meirinhos (voz, percussões tradicionais e flautas) e Alexandre Meirinhos (voz, caixa de guerra e percussões tradicionais).
“Música quelossal pertuesa. Bénen de tierras de Miranda. Ye mais que música pertuesa. Ye la fetura raíç dun pobo. Bordai a ouro este nome na bossa memória fixa”.
E os Beoga?
Originária de Country Antrim, a banda nasceu depois duma intensa «jam session» que aconteceu no festival All Ireland Fleadh, em Agosto de 2002.
O som único que apresentam muito deve aos duelos entre os acordeões de Séan Óg Graham e Damian McKee em sintonia perfeita com Eamon Murray (quatro vezes campeão de bodhrán, da Irlanda) e com o pianista Liam Bradley.
Os Beoga foram nomeados em 2005 para o Prémio de melhor banda revelação da música tradicional do seu país.
E Xosé Manuel Budiño (gaita de foles e voz), fecha a primeira noite do festival, acompanhado pelo seu sexteto."