29 abril, 2008

Jean Michel Jarre no Coliseu





E o concerto foi um memorável espectáculo audiovisual.

Os sintetizadores vintage soaram maravilhosamente, os efeitos visuais estavam fabulosos e o João Miguel está que parece um rapaz novo.

17 abril, 2008

A Ouvir...


Não se assuste o desprevenido leitor. Se pensava que os meus gostos musicais eram no mínimo estranhos, vai sair daqui a pensar que eles são mesmo aberrantes. Abrindo espaço para o bom Metal, puro, duro e obscuro, temos King Diamond e o seu clássico de 1987 e de todos os tempos: Abigail.

Kim Peterson, nascido dinamarquês, fundou os Merciful Fate em princípios de 80's e viria a seguir carreira a solo após a ruptura do grupo. A sua forma de estar, o seu visual e a sua voz extremamente abrangente, adequam-se perfeitamente ao estilo Black Metal.

Aqui ficam os meus agradecimentos ao insigne chapelista F.S., por me ter, há muitos anos atrás, introduzido neste tipo de música.

15 abril, 2008

Órgão de Tubos do Carmo Recuperado


O órgão de tubos da Igreja das Carmelitas, no Porto (Rua do Carmo, à Praça dos Leões), foi recentemente restaurado e pode ser ouvido numa série de concertos da Temporada Inaugural do Restauro do Órgão.

Trata-se de um instrumento da escola ibérica, facilmente distinguível pelo jogo do Clarim "em chamada", ou seja, os tubos horizontais apontados para a frente, algo que não surge nos instrumentos da escola britânica.

Conta com um teclado de 54 teclas e três pedais e foi construído em 1784 pelo organeiro de Braga, José António de Souza.

Ficam aqui os concertos e recitais da Temporada Inaugural, todos às 16h45m:

26 de Abril - Antoine Silbertin Blanck
10 de Maio - Luca Antoniotti
31 de Maio - João Santos
14 de Junho - Paulo Bernardino
28 de Junho - Giampaolo di Rosa
12 de Julho - Concerto Renascentista da ESMAE

13 abril, 2008

Galandum Galundaina


"An 1996 nace l grupo de música tradicional mirandesa Galandun Galundaina, cul oujetibo de recolher, ambestigar i debulgar l património musical, las danças i la lhéngua de las tierras de Miranda. L grupo fai la lhigaçon antre la antigua geraçon de tocadores i la geraçon mais nuoba, mantenendo la cuntinuidade de la rica tradiçon desta region, que stubo quaije para se perder, durante anhos.

Ls einstrumentos usados, copiados de outros mui antigos, que mantenen l sou aspeto i senoridade, son: gaitas de fuolhes mirandesas, fraita pastoril, çanfona, caixa de guerra, conchas de Santiago, castanholas, pandeireta, etc.

A parte de la música anstrumental, l grupo apresenta un repertóiro de música cun bozes, fieles a las melodies tradicionales, anriquecidas cun timbres, ritmos i harmonies capazes de dar eimoçon i, porque nó, algua modernidade." (cit. do site dos Galandum)


Se não sabeis ler mirandês, aprendei! É um dialecto de Portugal.

Ontem, no Batalha. Festival Intercéltico. Galandum Galundaina. Fabulosos!

Não sei porquê, mas depois de os ouvir, ainda que por pouco tempo, fiquei sem grande vontade de lá ficar a ver o cabeça de cartaz Xosé Budiño. Muito bom e original, com apostas na modernidade da música de raiz tradicional, com DJ, VJ, mas fiquei numa onda mais tradicionalista... E acabei por sair mais cedo, ainda com os Galandum na memória.

12 abril, 2008

D.T. - D.S.O.F.T.M.


Não é fácil encontrar este. Os metalorockprogressivos Dream Theatre, banda de virtuosos absolutos, lembraram-se de prestar tributo a uma das suas maiores influências e fizeram um concerto onde tocaram, integralmente, a obra Dark Side of The Moon, clássico intemporal dos Pink Floyd.

Lançaram-no em CD e DVD em 2006. Recomendadíssimo.

11 abril, 2008

Festival Intercéltico do Porto

Já me esquecia deste! É hoje, dia 11 de Abril, e amanhã, no Cinema Batalha.

Apontamento do site Programa de Festas - Worldpress:

"Nos dias 11 e 12 de Abril, acontece!
No cinema Batalha – Porto – o Festival Intercéltico.
Participam o galego Xosé Manuel Budiño e os irlandeses Beoga (ditos cabeças de cartaz).

Mas temos também os portugueses de Miranda do Douro, Galandum Galundaina, e os portugueses da Madeira, Encontros da Eira.

O festival desenrola-se em dois concertos duplos com os grupos portugueses Galandum Galundaina e Encontros da Eira a assegurar a primeira parte dos concertos.

O grupo tradicional «Encontros da Eira», com 11 elementos, é a face mais visível da Associação com o mesmo nome (ACEE), sediada na Camacha, na Madeira, que tem como objectivos globais a investigação, a recolha e preservação e conservação de usos e costumes daquela região autónoma.

Este grupo, que tem já dez anos de carreira, abre o festival, a 11 de Abril.

Os Galandum Galundaina é formado por Paulo Meirinhos, (voz, bombo, gaita de foles galega e percussões tradicionais), Paulo Preto (voz, gaita de foles mirandesa, sanfona e flautas), Manuel Meirinhos (voz, percussões tradicionais e flautas) e Alexandre Meirinhos (voz, caixa de guerra e percussões tradicionais).

“Música quelossal pertuesa. Bénen de tierras de Miranda. Ye mais que música pertuesa. Ye la fetura raíç dun pobo. Bordai a ouro este nome na bossa memória fixa”.

E os Beoga?

Originária de Country Antrim, a banda nasceu depois duma intensa «jam session» que aconteceu no festival All Ireland Fleadh, em Agosto de 2002.
O som único que apresentam muito deve aos duelos entre os acordeões de Séan Óg Graham e Damian McKee em sintonia perfeita com Eamon Murray (quatro vezes campeão de bodhrán, da Irlanda) e com o pianista Liam Bradley.
Os Beoga foram nomeados em 2005 para o Prémio de melhor banda revelação da música tradicional do seu país.

E Xosé Manuel Budiño (gaita de foles e voz), fecha a primeira noite do festival, acompanhado pelo seu sexteto."

A Ouvir...

Como estávamos na onda da Nutrição, há uns tempos disse-me um amigo que eu tinha grandes probabilidades de apanhar indigestões musicais, porque misturava indiscriminadamente muita coisa.

Verdade. Mas não me importo. Venha a música. Se eu gostar, ouço, e se aprovar, partilho.

Por agora, têm estado nos meus leitores de CD's e LP's estas obras:

Jethro Tull - Songs From the Woods (LP: Chrisalis, 1977)


Getz / Gilberto (LP: Verve (original 1963) reedição)



Incubus - Morning View (CD: Sony, 2001)



Jeff Buckley - Grace (CD: Sony, 1994)



Smashing Pumkins - Siamese Dream (LP: Virgin 1993)





Pronto, fui longe demais, a misturar o disco mais folk dos Tull com a fabulosa bossa-nova do seu inventor, João Gilberto, e do seu grande divulgador, Stan Getz (e que bem que soa esta obra em LP, pois as edições em CD nem aos calcanhares lhe chegam), e depois passando para o rock impecavelmente melodioso dos Incubus neste inspirado Morning View, voltando atrás ao falecido Jeff Buckley e ao seu intimista Grace, e acabando com o meu favorito de todos os tempos dos Pumpkins, o Siamese, em LP duplo, edição especial de vinil cor-de-laranja (aproveitar para pôr os hifens enquanto o estúpido do acordo ortugráfico não os tira).

Divirtam-se!

Blogs de Nutrição

Aos leitores interessados por este assunto, aqui fica o endereço do Blog do Prof. Pedro Graça, que também serve de apontador aos Blogs da cadeira de Comunicação, da Licenciatura em Ciências da Nutrição da FCNAUP.



Uma boa forma de obter bastante informação de uma maneira descontraída e divertida. Let's blog, guys!

Alguns exemplos, para ser mais fácil escolher:

Caramel&Nuts
CSI - Comida Sob Investigação
Chocolate Negro
Rota dos Sabores

Temptation

e muitos muitos mais...

St. Cleve Chronicle

O jornal fictício de 12 páginas que acompanhava o LP "Thick as a Brick" dos Jethro Tull, um fantástico álbum que ainda hoje ninguém sabe bem o que representa, se é que representa alguma coisa, está disponível online ali:


Por muitos considerado um álbum conceptual de Rock Progressivo, o que foi diversas vezes negado por Ian Anderson, por outros uma paródia à realidade ou uma tentativa de acompanhar, na música, o que os Monty Python vinham fazendo no humor no início dos 70's, esta obra prima da música conta com os dois lados do disco tocados em contínuo. A ouvir, sem perder!



10 abril, 2008

Freak show #16


Porque é que, olhando para esta imagem, de repente as palavras "Polka" e "Fun" não ficam tão bem juntas? Os senhores Drifters devem-se ter apercebido disso, mas era tarde demais, já estava o disco editado e a foto a ser tirada...

A Ouvir...

Parece que estão a voltar à boa forma. Interessante...

09 abril, 2008

Gilberto Gil


No Coliseu do Porto dia 19 de Abril. Começa a ser muito concerto bom e pouco dinheiro para bilhetes.

Mas deixo aqui uma letra:

Refazenda

Abacateiro acataremos teu ato
Nós também somos do mato como o pato e o leão
Aguardaremos brincaremos no regato
Até que nos tragam frutos teu amor, teu coração
Abacateiro teu recolhimento é justamente
O significado da palavra temporão
Enquanto o tempo não trouxer teu abacate
Amanhecerá tomate e anoitecerá mamão
Abacateiro sabes ao que estou me referindo
Porque todo tamarindo tem o seu agosto azedo
Cedo, antes que o janeiro doce manga venha ser também
Abacateiro serás meu parceiro solitário
Nesse itinerário da leveza pelo ar
Abacateiro saiba que na refazenda
Tu me ensina a fazer renda que eu te ensino a namorar
Refazendo tudo
Refazenda
Refazenda toda
Guariroba


Foto - Eduardo Barrento

06 abril, 2008

Freak show #15


"man"O war... grande banda Metal. Aqui numa fase mais Conan (o bárbaro) com tendências... er...

03 abril, 2008

Carlos Fausto Bordalo Gomes Dias

Fausto não tem Web Page oficial. Mas um simpático estrangeiro reuniu alguma informação sobre ele aqui.

Porque é que o Fausto não tem página?

FMI

José Mário Branco no seu melhor. O polémico FMI no Youtube, parte 1 e 2.





E tão actual...

Oxygenados


É dia 27 de Abril, no Coliseu do Porto, o concerto da digressão comemorativa dos 30 anos do memorável Oxygene do virtuoso Jean-Michel Jarre. Eu já tenho bilhete!

A Barcelona #2

A banda sonora perfeita

Freddie Mercury and Montserrat Caballe - Barcelona

(Freddie Mercury and Mike Moran)

Barcelona, Barcelona
Barcelona, Barcelona
Viva!

I had this perfect dream
Un sueno me envolvio
This dream was me and you
Tal vez estas aqui
I want all the world to see
Un instinto me guiaba
A miracle sensation
My guide and inspiration
Now my dream is slowly coming true

The wind is a gentle breeze
El me hablo de ti
The bells are ringing out
El canto vuela
They're calling us together, guiding us forever
Wish my dream would never go away

Barcelona! It was the first time that we met
Barcelona! How can I forget
The moment that you stepped into the room
You took my breath away

Barcelona! La musica vibro
Barcelona! Yella nos unio
And if God is willing, we will meet again someday

Let the songs begin
Dejalo nacer
Let the music play

Ahhhhhhh...
Make the voices sing
Nace un gran amor
Start the celebration
Ven a mi
And cry!
Grita!
Come alive
Viva!
And shake the foundations from the skies
Shaking all our lives

Barcelona! Such a beautiful horizon
Barcelona! Like a jewel in the sun
Por ti sere gaviota de tu bella mar

Barcelona! Suenan las campanas
Barcelona! Abre tus puertas al mundo
If God is willing, if God is willing, if God is willing
Friends until the end

Viva!
Barcelona!

02 abril, 2008

GNR, agora sim!!!

Há uns 20 anos ou mais, era eu um miudito, lembro-me de uma peripécia de festa provinciana, em que o cartaz anunciava GNR, e um grande grupo de pessoas de idade carregou cadeiras e bancos de armar para o recinto e montou arraiais junto ao palco, ao início da noite.

Esperando ver a prestigiada banda sinfónica da Guarda Nacional Republicana, o que lhes aparece à frente, após entediante espera, foi o Grupo Novo Rock, com um Reininho já bem jantado e melhor bebido, entretendo-se a enfiar uma garrafa de cerveja nas calças para a tirar pelas pernas.

Debandada geral.

Mas agora sim, ninguém se vai sentir defraudado. Está lá tudo!


A Barcelona

Vaca Profana
Caetano Veloso

Respeito muito minhas lágrimas
Mas ainda mais minha risada
Inscrevo, assim, minhas palavras
Na voz de uma mulher sagrada
Vaca profana, põe teus cornos
Pra fora e acima da manada
Vaca profana, põe teus cornos
Pra fora e acima da man...
Ê, ê, ê, ê, ê,
Dona das divinas tetas
Derrama o leite bom na minha cara
E o leite mau na cara dos caretas

Segue a "movida Madrileña"
Também te mata Barcelona
Napoli Pino, Pi, Pau, Punks
Picassos movem-se por Londres
Bahia, omnipresentemente
Rio e belíssimo horizonte
Bahia, omnipresentemente
Rio e belíssimo horiz...
Ê, ê, ê, ê, ê,
Vaca de divinas tetas
La leche buena toda en mi garganta
La mala leche para los "puretas"

Quero que pinte um amor Bethânia
Stevie Wonder, andaluz
Como o que tive em Tel Aviv
Perto do mar, longe da cruz
Mas em composição cubista
Meu mundo Thelonius Monk`s blues
Mas em composição cubista
Meu mundo Thelonius Monk`s...
Ê, ê, ê, ê, ê,
Vaca das divinas tetas
Teu bom só para o oco, minha falta
E o resto inunde as almas dos caretas

Sou tímido e espalhafatoso
Torre traçada por Gaudi
São Paulo é como o mundo todo
No mundo, um grande amor perdi
Caretas de Paris e New York
Sem mágoas, estamos aí
Caretas de Paris e New York
Sem mágoas estamos a...
Ê, ê, ê, ê, ê,
Dona das divinas tetas
Quero teu leite todo em minha alma
Nada de leite mau para os caretas

Mas eu também sei ser careta
De perto, ninguém é normal
Às vezes, segue em linha reta
A vida, que é "meu bem, meu mal"
No mais, as "ramblas" do planeta
"Orchata de chufa, si us plau"
No mais, as "ramblas" do planeta
"Orchata de chufa, si us...
Ê, ê, ê, ê, ê,
Deusa de assombrosas tetas
Gotas de leite bom na minha cara
Chuva do mesmo bom sobre os caretas...