23 novembro, 2009

As Mãos e o Lume


José Pedro Leite, um desses raros poetas cujos sentidos são atravessados de palavras, volta a surpreender-nos com o seu novo livro, As Mãos e o Lume. Se em Outros Litorais os pássaros da contemplação voavam para fora de nós, mostrando-nos um mundo luminoso sintetizado em sensações, neste os mesmos pássaros voltam para nós em chamas, lembrando-nos da nossa condição carnal, desbravando o útero da nossa existência, das nossas angústias e temores.

Aqui, a luz que existe, quando existe, é a da chama da noite que convoca o desejo, o sangue tenso nas veias e os sexos na vertigem da entrega. E os despertares são mornos e raiados de cinza. O sol demora sempre, vago, lento, e quando surge, é nostálgico, remetendo-nos para a infância. A tempos, surge em todo o seu esplendor, mas é mais um sol de fogo que de luz. E o mar, sempre presente, é a líquida metáfora do sal do corpo.

Com prefácio de Miguel Ramalhete Gomes, dividido em três livros, As Mãos e o Lume, Antes da Água e Equilíbrio Solar, ganhou o Prémio Políbio Gomes dos Santos 2009, da Câmara Municipal de Ansião em parceria com a Associação Portuguesa de Escritores, e está disponível em edição de autor, para já, no espaço Era Uma Vez no Porto.

Rui Valdiviesso

Sem comentários: