13 fevereiro, 2009

Animals

Este álbum conceptual dos Pink Floyd viu a primeira edição em 1977, numa altura em que o Punk Rock estava a despontar e a atrair cada vez mais gente. Mesmo assim, os Floyd conseguiram manter-se nos primeiros lugares dos tops durante muito tempo, com esta fabulosa obra que evoca Orwell, e que nos fala da exploração do homem pelo homem.

Só a capa tem uma história mirambolante! O grande edifício que se vê é a estação termoeléctrica de Battersea, em Londres. Esteve em funções desde os anos 30 até 1983 e é o maior edifício de tijolo da Europa. Para fazer a capa, decidiu-se fotografar a estação com um enorme porco insuflável cheio de hélio a sobrevoa-la. A sessão fotográfica durou 3 dias, e num deles o gigantesco porco soltou-se e fugiu para altíssimas paragens, causando o atraso nos voos do aeroporto de Heathrow. Acabou por aterrar numa quinta, em bom estado, e foi levado outra vez para o seu sítio.

O Animals é um disco com uma sonoridade espantosa. Começa e acaba com dois pequenos temas acústicos (Pigs on the Wing, I e II), relacionados com o apoio mútuo entre indivíduos, a amizade e o amor. Estes temas são intercalados por três enormes músicas ao estilo progressivo, que atacam o Capitalismo e a vida estúpida que passamos a trabalhar e a preocupar-nos com minudências e com o espetar a faca nas costas do próximo ou evitar sermos atingidos.

No aspecto dos sentimentos que nos desperta este álbum, penso que se aproximam ao Dark Side of The Moon, se bem que o Animals terá uma perspectiva mais social e o DSOTM é mais pessoal.

É sempre um prazer redescobrir obras desta monta e ir à procura das suas histórias!

2 comentários:

Crazy Diamond disse...

De facto mais uma grande obra, onde o Roger Waters usa a mesma fórmula que no "Trinfo dos Porcos", só que voltada ao contrário, ao ataque ao Capitalismo selvagem.

Um dos versos fabulosos:
"You've got to be able, to pick up the easy meat, with your eyes closed"

Cumprimentos.

Daniel Marques Rodrigues disse...

Grande álbum! A capacidade lirica e a visão de Waters sobre a sociedade sob a forma de musica. Tambem há que referir a excelente qualidade musical dos restantes Floyd e a excelente forma que atravessavam na altura.
Parabens pelo bolg, já foi adicionado a minha lista de blogs recomendados, peço o pequeno de favor de que me possa divulgar tambem neste espaço o meu blog.
Obrigado e desejo que continue o excelente trabalho!
Cumprimentos!