19 junho, 2008

Dixieland spirit

Quase que me esquecia do grande festival Dixieland de Cantanhede. Lembrei-me à última da hora e apanhei a última noite.

Por isso não publicitei este evento no blog. Mas fica aqui a chamada de atenção e, para o ano, tentarei lembrar-me a tempo.

O Dixieland de Cantanhede é um festival de Jazz do tipo Dixie, que radica nas marching bands de New Orleans, ou seja, é um tipo de Jazz bastante primitivo, que está na origem das origens de quase todos os tipos de música moderna ocidental de raiz afro-americana. Tudo o que é Funk, R&B, Rock, Soul, Reggae, foi beber a New Orleans e às marching bands as suas primordiais influências.

As bandas convidadas, além dos concertos habituais à noite, costumam animar o centro da cidade. Além disso, ainda há a tradicional parada de bandas.

O festival ocorre em paralelo com o evento Tapas&Papas, uma feira gastronómica que dá a conhecer os sabores regionais em tasquinhas. É mais um bom motivo para visitar a pequena e acolhedora cidade de Cantanhede, no distrito de Coimbra.

Deixo-vos aqui um vídeo dos Dixieland Crackerjacks, uma das bandas que mais me agradou na noite de Sábado passado, pela sua dinâmica e energia e pelo virtuosismo dos seus músicos.






No final dos concertos de Sábado, houve uma jam session conjunta, onde todos os músicos tocaram alguns standards de Dixie.

4 comentários:

Anónimo disse...

Eu por acaso sabia e estive quase para meter no blog mas acabei por não o fazer. se te interessar o cartaz da expofacic já está disponivel.
Beijinhos

Vera

Rui Valdiviesso disse...

Obrigado pela informação, cara amiga!

Beijinho

Rui Valdiviesso disse...

Como vês, já está publicado!

Beijinho

Anónimo disse...

Beijinhos!

Vera