12 julho, 2007

Metheny / Meldhau


Coliseu do Porto. Sete de Julho. Na televisão, todo o dia em ping-pong da péssima transmissão do Live Earth pela RTP1, com constantes interrupções dos concertos a meio das músicas (de mais de 24 horas de transmissões, sobraram menos de 4 horas de música), e com uma qualidade sonora muito má, passando pelas sete novas maravilhas do Mundo da TVI, onde um Rui Veloso pardacento, acusando o peso do frete, desbobinava o menos que podia...

Valeu-me, para salvar o dia musicalmente, o brilhante concerto que Pat Metheny e Brad Meldhau, com o seu trio, deram no Coliseu.

Os fãs de Metheny, os mais incautos pelo menos, à força de não terem ouvido os álbuns da dupla/quarteto, concerteza esperariam algo mais ao seu estilo. Mais melódico e ambiental, pelo menos. Em vez disso, a abordagem ao Jazz foi, aqui, um pouco mais ortodoxa, mais purista. Meldhau tem um ataque muito subtil e uma energia muito própria. É um pianista dinâmico e talentoso.

A integrar o conjunto, os outros dois músicos do Meldhau Trio: o fabuloso baterista Jeff Ballard, que criou um verdadeiro one-man-show com um solo de cerca de dez minutos no fim do espectáculo, e o virtuoso baixista Larry Grenadier.

Ainda deu para Metheny tocar "The Sound of Water" com a sua guitarra Picasso de 42 cordas!

Sem comentários: