20 outubro, 2006

Essa boneca...

A Música Popular Brasileira (MPB) está, há largos anos, num processo de transformação que lhe tem dado uma maior frescura e uma acumulação constante de texturas universais.
Um dos porta-estandartes da MPB, Vanessa da Matta, veio recentemente ao Coliseu do Porto, onde ofereceu um concerto interessantíssimo, cheio de vivacidade, harmonia e ritmo.


Desengane-se quem pensar que Vanessa é mais uma cara bonita no panorama musical brasileiro. De facto, é bonita, tem um penteado louco, mas anda nisto da música há muitos anos e de uma forma séria e compenetrada. Nascida em 1975 numa pequena cidade do Mato Grosso, apenas em 2002 editou o seu primeiro álbum, homónimo. O segundo, "Essa Boneca Tem Manual", é de 2004. E o que andou Vanessa a fazer entretanto? A compor! Para nomes como Maria Bethania, Chico César ou Daniela Mercury, e a colaborar com Milton Nascimento e Ana Carolina.

De facto, a sua desenvoltura e simplicidade em palco, deixam transparecer um espírito humilde de uma cantora completa, que vem contrariar o marasmo clássico da MPB em que a menina cantava sempre a música de outro compositor.

A MPB está bem entregue, enfim!

1 comentário:

tripeiro invicto disse...

Pensei que tinhas ido ver o Nody!
Ainda nao conheço,mas já sei onde arranjar....