19 fevereiro, 2006

Júlio Pereira

Tenho vindo a redescobrir, através da sua obra, um dos mais importantes investigadores da música tradicional, e um dos mais criativos instrumentistas, arranjistas e compositores que alguma vez pisaram terras lusas.
Trata-se de Júlio Pereira, na foto com José Afonso em 1980.


Multi-instrumentista, começou no rock por alturas dos anos 60, e o seu último trabalho, Faz de Conta, é principalmente para crianças. Pelo meio, andou a recuperar sonoridades instrumentais bastante ostracisadas, das quais os albuns Cavaquinho, Braguesa e O Meu Bandolim são os melhores exemplos.
Participou num sem-número de albuns de outros músicos, nacionais ou internacionais, como Fausto, Zeca Afonso ou os Chieftains, ou mais recentemente, no Balancê, de Sara Tavares.
Tem 15 discos editados em nome próprio. Vale a pena passar os ouvidos pelo trabalho de um dos melhores músicos que Portugal pariu.

2 comentários:

horned_dog disse...

É verdade...

Há alguns meses atrás vi parte de uma entevista que o Júlio Pereira deu ao Rui Unas no "Cabaret da Coxa", a propósito deste seu último trabalho para os petizes. Foi muito interessante. Reviveu uma imagem muito clara da minha infância, criada pela existência de uma cassete aúdio do meu pai, com o Júlio na capa empunhando o seu mítico cavaquinho. E deu-me a conhecer a sua faceta de estudioso da musicalidade portuguesa, que me era desconhecida.

Mais um talento perdido neste país.

F.S. disse...

Tchii - olha o grande Júlio Pereira! Há vídeos dele que fazem parte do meu imaginário de criança.