21 fevereiro, 2006

Achtung, Baby!

Não estou aqui para enganar ninguém: eu não gostava de U2 nos anos 80. Achava a música um tanto ou quanto banal, sem trazer nada de novo ou diferente... estava errado!
Mas comecei a gostar a partir de 1991. E porquê? Porque, em analogia com o que aconteceu aos Beatles com Sgt. Pepper's, os U2 lançaram um album paradigmático: Achtung Baby.
E como os Beatles, que antes de 67 eram excelentes, e depois ficaram muito melhores, os U2 romperam com o passado e introduziram uma estética completamente nova.
A inspiração surgiu algures entre Marrocos e Berlim, e isso nota-se em todo o album, com sonoridades orientais principalmente na percussão, como se ouve em Mysterious Ways, e ambientes sombrios e austeros da Alemanha recém reunificada. É um dos meus albuns preferidos de todos os tempos. E está cheio de verdades, como "A man will rise / a man will fall / from the shear face of love / like a fly from the wall" ou " a woman needs a man / like a fish needs a bicicle". Tem o incomparável One e o patético/apocalíptico Until the End of the World. Tem tudo.
E existe numa forma muito simples: LP ou CD da Island Records, 1991. Ouçam e/ou reouçam.

1 comentário:

CookieMonster disse...

Olá Slinkman!

Demorei algum tempo a descobrir quem eras! :)

Tenho pena de nunca termos conversado realmente. A julgar por este blog, teríamos tema, apesar de para mim, estares "muito à frente" neste capítulo.

Mas sabendo muito pouco de música, sei do que gosto, e U2 está nessa lista. Uns álbuns mais, outros menos, mas é na minha opinião, uma banda que tem conseguido inovar (às vezes), renovar-se, e manter-se regular na minha playlist.

Ainda assim a minha playlist é cada vez mais descartável, apenas no sentido de que há sempre tantas bandas desconhecidas, tantos álbuns desconhecidos... Não há muita coisa que vá repetindo no meu winamp... Ultimamente, talvez apenas KT Tunstall. Estou seduzido pelos sons e ritmos...

Abraço!